Bardana, lírio do brejo, boa companhia...
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Ando meio distante da cozinha, distante do blog... No sábado passado nos visitou o Gabriel, meu querido professor do SENAC. A partir desta visita surgiu um leve movimento de retorno às panelas. Cozinhamos juntos. Uma delícia!
A entrada foi bardana (quase um kimpira gobo - sem cenoura) refogada no shoyu, sakê e gergelim. Foi a primeira bardana que usei do canteiro. Ela não cresceu o esperado - talvez porque não tenha dado tempo suficiente ou o canteiro deva ser mais alto. Aqui o link para a saga completa. Como são 60 pés, vou usando aos poucos e acompanharei o desenvolvimento. Já tenho idéias alternativas para novas experiências de plantio para a próxima safra.
O prato principal foi uma ripa de costela assada no forno com papel alumínio em fogo baixo por 03 horas. Nunca tinha feito ripa no forno, ela é bem gorda... ficou super macia, mas ainda prefiro na churrasqueira, fica menos pesada.
Acompanhando a costela, um prato inusitado: massa feita em casa (pelo Gabriel) no pesto de espinafre e raiz de lírio do brejo. O desafio era pensar em um prato salgado com a raiz do lírio do brejo. Foi divertido fazer. Ficou gostosa, mas ainda deverá ser aprimorada. Fomos comedidos na raiz, poderia ter mais. O lírio do brejo é um ingrediente bem intenso. Como muito bem colocou o Gabriel, no começo é floral, depois fica amargo e por fim é picante. Uma abundância de sabores em um pequeno naco de raiz. O laboratório com o uso de alimentícias não convencionais seguirá, foi o desafio proposto ao Gabriel que levou para casa um bom pedaço da raiz.
O pesto usado foi básico: espinafre, um dentinho de alho, parmesão, azeite de oliva, nozes pecãns. A raiz de lírio do brejo foi fatiada em lascas finas, levemente refogada.
Para finalizar, doce de leite, queijo e nozes... sobremesa de última hora para acompanhar o cafezinho.
4 comentários:
Oi querida. Que bom te ver retornando às panelas e usando a tua incrível criatividade e esses ingredientes tão pouco conhecidos.
Só de ver as fotos fiquei com água na boca!!!!
A da mesa com o sofá novo ao fundo ficou liiinda!!!
Bjocas, mami.
Gracias pelo apoio, Mami. Beijos
Pelo que tenho lido neste teu blog, cozinhar é um ato de amor e entrega... acredito que ainda estejas de recuperando do teu luto, não é mesmo? Beijo e força!
Cristina Villanova
Cris
Exatamente isso. Muito obrigada pelo carinho!
Beijo grande
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.