Amo sopa. No inverno faço frequentemente. Como no verão é impossível tomar uma sopinha quente e estamos enfrentando dias pra lá infernais ultimamente, resolvi inovar. Sopa fria!
Ontem ficamos na horta até umas 20hs, estávamos amarrando os pés de tomate que estão sentindo muito o calor e o vento. Voltamos para casa acalorados e famintos. Eu já tinha deixado o gazpacho encaminhado, era só finalizar e gelar.
Foi um sucesso! Não sobrou nem uma gota para contar história. Ainda bem que as fotos registram o feito. O gazpacho nos dias quentes é super refrescante e serve como uma bela entrada. Além de lindo! Eu, particularmente, adoro a cor do gazpacho. E o mais legal é que foi uma receita com um enorme número de ingredientes daqui e 100% orgânica! Com certeza entrou na lista de receitas frequentes do sítio.
- 01 e 1/2 beterrabas cozidas - daqui do sítio
- 07 tomates (533gr) sem pele e sem sementes - daqui do sítio
- 01 cebola pequena (39gr) - daqui do sítio
- 01 dente de alho pequeno - daqui do sítio
- Pão orgânico da Iliete (140 gr) - que trocamos por leite da Ming Ao
- 350 ml da água do cozimento da beterraba bem gelada (foi a quantidade necessária para o cozimento, não sobrou, nem faltou)
- 02 colh de sopa de vinagre orgânico de maçã (30ml) - da lojinha da Iliete, trocado pelo leite da Ming Ao
- 03 colh de sopa de azeite de oliva orgânico (45ml) - do supermercado
- Molho de pimenta a gosto - daqui do sítio
- Sal marinho a gosto - da feira ecológica
Modo de fazer:
Cortar o pão em pedaços e deixar amolecer um pouco em metade da água da beterraba. Bater no liquidificador. Cortar a cebola e a beterraba em pedaços médios e acrescentar no liquidificador. Colocar o alho, os tomates e demais ingredientes. Ir colocando o restante da água da beterraba até dar o ponto desejado (se faltar líquido, colocar água gelada). Bater até ficar bem homogêneo e aveludado. Acertar os temperos e pronto! Levar para gelar e servir. Simples assim. Finalizei com gergelim tostado. E o Deva comeu com fatias de pão (poderia ser uns croutons).
Dica para tirar a pele e sementes do tomate: ferver um tanto de água. Fazer um "X" com uma faca na bundinha do tomate e colocar na água fervida. Assim que a pele soltar, colocar em água fria. Tirar a pele. Abrir no meio e tirar a semente colocando sobre um coador, solta um bom caldo de tomate que pode ser usado no gazpacho (ver na foto acima como há bastante caldo).
O Gazpacho pode ser feito somente com tomates ou com tomate e pepino, ou pimentão... É uma receita típica da Espanha.
3 comentários:
Paula!!! Você é o máximo! Imagina que eu sou bem chatinha para comer, mas deu uma vontade de provar!!! Vou guardar esta receita, quem sabe...E a cor ficou linda!!! Bju. Iraci Silveira
Iraci! Que bom! Faz, sim, tenho certeza que vais gostar... :) Beijos
HAHAHA!!!! Bota chatinha pra comer, essa Baiana!!!
Mas tenho certeza que as comidinhas da Paula ela vai amar!!!
Bjs, Regina.
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.