Sábado passado eu fui na feira ecológica do Bom Fim. Em um post anterior, comentei que o valor destinado aos laticínios na feira foram direcionados para outros produtos. Produtos que não constavam na minha lista. Entre eles, comprei vagem e pimenta biquinho. Amo a pimenta biquinho.
Hoje resolvi fazer um risoto usando como base o arroz vermelho biodinâmico que também trouxe da feira. Foi aprovadíssimo. Minha única observação é o tempo de cozimento do arroz, beeeem mais longo do que do arroz arbório. O Deva afirmou que este risoto é melhor do que o afeito com arroz arbório. Não sei se foi para me agradar, mas que estava bom, realmente estava.
- 01 e ½ xic de arroz vermelho (da feira ecológica)
- 01 cebola picadinha (daqui do sítio)
- ½ xic de vinho branco – usei tinto, pois tinha uma garrafa aberta (do supermercado)
- 01 a 02 litros de caldo de legumes (daqui do sítio)
- Um bom punhado de pimenta biquinho (da feira ecológica)
- Um bom punhado de vagem limpa e picada em pedaços de aproximadamente 02 cm (da feira ecológica)
- 01 colh de sopa de alecrim picadinho (daqui do sítio)
- Sal marinho (da feira ecológica)
- Um naco de manteiga (do supermercado)
- 02 colh de sopa de nata (do supermercado)
Derreter a manteiga, refogar a cebola. Assim que a cebola ficar transparente colocar o arroz. Depois de uns minutinhos, acrescentar o vinho e deixar reduzir bem. Ir colocando caldo para cozinhar o arroz. Como ele leva muuuito tempo, acabei deixando cozinhar mexendo somente de vez em quando. Quando o grão estava um pouco macio, acrescentei a vagem e o alecrim. Deixei cozinhar até ficar no ponto. Acrescentei a pimenta biquinho e a nata. Percebi que o arroz vermelho não solta tanto amido como o arroz arbório. Foi exatamente por isso que coloquei a nata ao final, ela gerou a cremosidade necessária.
2 comentários:
Olá Paula, seja bem-vinda à Casa de Retalhos.
Essa receita é bem diferente mesmo, mas parece muito saborosa. Não sou muito boa na cozinha, mas um dia aninda vou experimentá-la. Afinal adoro arroz.
Regina
Obrigada pelo carinho. E depois me conte como ficou a receita.
Um abraço
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.