Faz alguns anos que busco a receita perfeita de sabão com óleo de cozinha. Posso dizer que cheguei quase a perfeição. Algumas tentativas desandaram, algumas vezes o óleo ficou separado do restante, outras não endureceu... Hoje, o sabão que faço fica ótimo de usar, mas o aspecto não é dos melhores.
A pergunta que surge: por que eu faço sabão? Eu não faço fritura em casa e praticamente não uso óleo na cozinha (minha prática diária é usar o ghee - se você não sabe o que é ghee, veja aqui). O que acontece é que uma pessoa muito especial que trabalha conosco aqui no sítio - a Maria - tem um filho que é proprietário de uma lanchonete. Já viram, né? Pois é, ele faz muita fritura na lanchonete. Para minha tristeza, além da fritura em si, ele deixa o óleo no limite de saturação e, para completar, quando já não mais conseguia usar, jogava ralo abaixo pelo tanque.
Sobre a questão da saturação, já conversei com a Maria. Porém, este é um problema que mexe no bolso e ficou bem difícil de integrá-lo na rotina do estabelecimento. Sobre o óleo ir para o ralo, pedi que eles apenas colocassem o óleo em garrafa pet para me entregar (sem nem filtrar). Para minha surpresa, eles conhecem uma boa receita de como fazer sabão a partir de óleo de cozinha. Mas é bem mais fácil comprar um galão no supermercado... afinal, para que ter trabalho se o mundo facilita as coisas? :) A lógica de consumo atual é realmente bem perversa...
Bom, eu gosto muito do sabão feito com óleo de cozinha e fico bem feliz a cada leva que consigo fazer. Testei diversas receitas da internet que não derem certo. Ganhei um pote do melhor sabão de óleo de cozinha que já conheci (presente do meu querido amigo e professor Marcus Monteiro). Porém, não consegui a soda cáustica líquida que, conforme ele me explicou, faz um sabão de melhor qualidade.
Nas minhas pesquisas que deparei com um blog muito bom: o eCycle. Neste blog encontrei uma bela receita. A minha não fica tão lisinha como a deles (por isso afirmei que é quase perfeita). Mas dá um sabão muito bom. Link da receita original aqui.
- 02 Litros de óleo de cozinha usado (o óleo que uso é bem escuro, bem saturado, para minha tristeza)
- 350 mililitros de água - usei meio a meio com suco de limão
- 350 gramas de soda cáustica em escamas
- 50 mililitros de álcool
- 07 potes de nata ou queijo cottage vazios (uso para colocar o sabão pronto, esse é o rendimento final)
- 01 colher de pau
- 01 par de luvas para lavar louças
- 01 máscara descartável (uso um lenço sobre a boca e o nariz e não respiro sobre o balde)
- 01 óculos de jardinagem (uso por conta do vapor da soda)
- 01 balde
- Peneira e voal para filtrar o óleo
- opcional - 05ml de essência aromática (usei o limão, mas já usei essência de eucalipto em outra ocasião, fica super cheiroso)
1 comentários:
Bom dia, querida!
O álcool, você usa para engrossar... se vc usar um mixer para bater a massa e não usar o álcool vai dar certo.
Quanto a receita, tem uma calculadora de sabão - vc procura no google: "calculadora de sabão cold process", onde vc vai colocando os óleos que quer usar e ela te dá a quantidade de soda e água (sempre coloque a soda na água, nunca o contrário)... Usando a calculadora sempre dá certo, mas as medidas são em peso e não em litros.
Entendo pq vc gosta de fazer sabão... é uma delícia.
Coloque anil na água...o sabão vai ficar azulado. Tradicionalmente o anil é mágico e retira das roupas as dores e pesos... Muitas bençãos!
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.