Faz tempo que não escrevo no Blog, a correria está grande.
Mas realmente esta postagem vale uma parada na correria para compartilhar. No domingo passado, dia 02/12, recebemos a visita de professores e alunos do curso de cozinheiro básico do SENAC. Mais um passinho dado na área de educação. No ano passado, propus uma visita piloto com a minha turma de cozinheiros. Acabamos organizando um dia muito legal, com a presença também de alunos e professores. Vide link.
A ideia é que esta atividade se torne curricular, mas ainda não chegamos lá. O bacana é que professores do SENAC tem em si a semente deste projeto, sabem da importância de levar o aluno a conhecer a origem dos ingredientes, sabem a importância de apresentar os alunos aos produtores. Desta forma, o querido amigo e professor, Gabriel Rossi, nos cutucou para recebêssemos novamente um grupo aqui no sítio. E assim foi.
O dia foi dividido em atividades da manhã e da tarde. Eles chegaram aqui no sítio às 7h45. Madrugaram para estarem aqui. O Deva iniciou o dia com uma breve conversa sobre nossa vinda para cá. Depois, caminhamos pelo sítio, falamos de manejo ecológico, permacultura, mostramos o processo de compostagem, falamos de resíduos.
Entramos na casa e fizemos o exercício do desenho do fluxo de alimentos que foi apresentado para toda a turma. A atividade foi bem legal. Finalizamos com uma conversa em roda.
De tarde saímos em carreata rumo ao Sítio da Sirley, produtora de Viamão com banca no Bom Fim. Eles produzem queijo, pães, doces, conservas e hortaliças que vendem na feira. E produzem galinha, pato, ovos para consumo próprio.
A Sirley nos recebeu com um generoso almoço muito saboroso. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma família que vive da produção de orgânicos, conhecer a produção, os animais... Além de terem o acesso aos produtos diretamente da fonte. O que podem querer mais?
Feliz, feliz fico eu com esta atividade. Ainda com a meta de que seja curricular, pois de onde vejo o ganho que os alunos têm é realmente muito grande. Mas vamos indo, um passinho de cada vez...
E agradeço ao Reinaldo por nos autorizar a publicar as lindas fotos que ele tirou!
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.