Desde o começo do curso de cozinheiro, deixei claro o meu foco em educação e no desejo de aprender técnicas que me possibilitem aproveitar melhor os alimentos: armazenar, tirar o máximo do seu potencial. Com isso, uma professora do curso me cucutou a pensar em uma atividade extra classe para a minha turma aqui no sítio. Um projeto piloto de educação para sustentabilidade dentro de cursos de gastronomia.
Desta forma, o foco da visita foi gastronomia e sustentabilidade. Falamos sobre o que é sustentabilidade e adentramos nas questões de consumo ético e externalidades. Os exercícios práticos foram muito bacanas. Com a caminhada pelo sítio, os alunos puderam conhecer o processo produtivo dos alimentos orgânicos e comparar com o convencional. Visita à composteira deu uma visão integral de ciclos. Finalizando com a visita das produtoras, nasce o incentivo de desenvolver a cadeira orgânica local. Pois é, a atividade aconteceu no sábado, dia 28/05, e foi uma delícia.
Passamos um dia inteiro aqui no sítio. E compartilho alguns dos nossos momentos.
Começamos com uma conversa e alguns exercícios didáticos sobre sustentabilidade e orgânicos.
Cozinhamos juntos e almoçamos juntos.
No fim do dia tivemos uma conversa com duas produtoras de Viamão, a Iliete (que tem um restaurante vegetariano no centro de Viamão) e a Jurema (produtora de ovos e frango). As duas fazem parte da Associação de Produtores da Zona Sul de POA/Viamão. Depois da conversa, elas nos brindaram com uma feirinha orgânica montada aqui em casa especialmente para os nossos convidados. Pena que não registrei. Foi lindo!
Agradeço o dia que passamos e agradeço a possibilidade deste compartilhar!
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.