O Deva não é muito chegado em polenta. Euzinha amo! Vim ao mundo com braços de gringa polenteira, sangue italiano que não nega a origem. Quase nunca faço, mas como tinha uma farinha de milho dando bobeira, aproveitei o tempo fresco para fazer uma ótima combinação. Charque desfiado com minhas queridas lentilhas germinadas sobre uma base de polenta mole. Belezura!
Também comemos uma saladinha especial que tinha o feijão moyashi germinado. Os germinados de hoje são um capítulo a parte. Como já coloquei aqui inúmeras vezes, amo a lentilha. Porém, tenho uma dificuldade enorme de conseguir a danadinha orgânica. Dia desses, comentado sobre isso numa mesa de jantar, uma querida amiga disse que achava que conseguiria, em Caxias do Sul. E não é que conseguiu! A Fabiana Diaz nos presenteou com um pacote de lentilhas orgânicas e um pacote de feijão moyashi também orgânico. Sonhos! Segundo ela, os produtos são cultivados em Ipê (detalhe, mesmo local de onde vem os grãos orgânicos que a Ming Ao come). Assim, fica a dica: é possível conseguir lentilhas orgânicas, não desista.
Foto abaixo da saladinha com o feijão moyashi germinado!
Vamos ao charque. Ah, por falar em charque, estou querendo muito aprender a fazer charque em casa, pois em breve teremos um tantão de carne de gado orgânica. Se alguém souber como faz ou tiver a indicação de onde posso aprender, please, me avisa.
Voltando... destaque para a cebola que usei. Já estamos colhendo cebolas da safra. Agora ficarei muitos meses sem comprar cebolas! Que beleza! Feliz, feliz!
500gr de charque (do supermercado)
02 xícaras de lentilha orgânica germinada (lentilha de Ipê germinada aqui), como fazer
01 colh de sopa de Ghee (daqui do sítio)
01 cebola picada (daqui do sítio)
Salsinha e cebolinhas picadas (daqui do sítio)
01 xic de farinha de milho (do supermercado)
04 xic de caldo de cozimento do charque
01 xic de água para desmanchar a polenta
Sal marinho (da feira ecológica)
Azeite de oliva (do supermercado)
Flores comestíveis - cravinas (daqui do sítio)
Deixar o charque de molho em água por 24 horas, trocando a água umas 03 a 04 vezes neste período. Cozinhar o charque por 20 minutos coberto por água. Escorrer e descartar esta água (que ainda deverá estar salgada). Cozinhar em água até ficar macio. Escorrer guardando o caldo que forma para utilizar para a polenta. Desfiar o charque descartando a gordura e pelancas.
Colocar o caldo do charque para ferver. Desmanchar a farinha em uma xícara de água. Colocar esta mistura aos poucos no caldo em fogo baixo, mexendo para não grudar. Cozinhar o tempo indicado pela marca da farinha (se for pré-cozida é bem rápido, caso contrário é em torno de 30/40 minutos). Ajustar o sal. A polenta começa a soltar do fundo da panela quando está pronta. O caldo de charque dá um sabor super especial.
Derreter o ghee em uma frigideira, dourar a cebola. Acrescentar o charque desfiado e dourar por uns minutos, acrescentar a lentilha e a cebolinha cortada. Ajustar o sal. Assim que a lentilha estiver macia, sem amolecer, desligar o fogo.
Servir no prato uma camada da polenta, uma camada do charque, finalizar com a salsinha, um fio de azeite de oliva e flores.
3 comentários:
Que lindos!!!! A próxima etapa é tentar plantar as lentilhas! Estou me ensaiado...e quando eu for novamente a Viamão levo mais enquanto as nossas não saem do ensaio...). Bjos
Prya! tô boba com teu blog...babando...as florzinhas são o toque especial! parabéns! beijos, vinaya
Vinaya. Obrigada pelo carinho!! Mas são os olhos de quem vê... :) Love, love
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.