Conforme eu prometi no post anterior, coloco aqui a receita do azeite de manjericão. Eu fiz novamente o Tartare de Tainha e por cima dele coloquei boa dose de azeites, à direita o de manjericão, à esquerda de oliva puro. Da para perceber a leve diferença de cor, sendo o da direita mais verde. Usando maior quantidade de folhas de manjericão, mais verde ficará. De qualquer forma, a suavidade, o aroma e o sabor do manjericão deixaram o azeite uma delícia. Um simples pedaço de pão ganha vida de rei quando banhado nesta especiaria.
01 maço grande manjericão lavado e cem seco (daqui do sítio)
01 vidro de azeite de 500 ml (do supermercado)
01 forminha de gelo
01 litro de água
Lavar o manjericão. Tirar a folhas e secar bem. Colocar o azeite para aquecer em fogo bem baixinho (como quando faço Ghee). Quando o azeite estiver bem quente sem ferver (colocar uma folha em teste, ela logo deve fritar e soltar muitas bolhas), desligar o fogo e colocar todas as folhas de uma vez. Muito cuidado nessa hora, pois respinga azeite para fora da panela (cuidar para as folhas estarem bem secas). Deixar as folhas fritarem até parar de chiar. Colocar o azeite e as folhas no liquidificador e bater. Coar em um coador bem fino (usei um coador de coar óleo usado) e colocar em um recipiente (coloquei novamente na garrafa). Colocar a garrafa para resfriar dentro de um recipiente com água e gelo. Está pronto.
Receita aprendida através do blog: http://chefaporter.com.br/tag/azeite-de-manjericao/
3 comentários:
Estava M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!!
Bjus
Clau
Posso conservar quanto tempo este azeite???
Maravilhoso seu blog, parabéns!!!!!!
Rita, que bom que gostaste do Blog, seja sempre bem vinda. Eu não sei te dizer quanto tempo dura, mas eu já guardei por alguns meses (pelo menos uns três) e ele permaneceu intacto. Acho que a vida é longa. Abraços
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.