Há um trabalho encantador que acontece em Curitiba. Nada melhor do que eles mesmos para falarem do que fazem. Abaixo, trecho que retirei do site deles:
"A Quinta da Videira é uma estação ambiental focada em soluções urbanas com respeito à gestão de resíduos, produção de alimentos e educação ambiental, criando um diálogo entre a tradição e inovação em busca de um ambiente mais sustentável. Em nosso espaço criamos um “quintal da vovó”, que integra animais e plantas em um ciclo biológico que transforma poluente em nutriente, morte em vida. Com esta prática, temos disseminado os conceitos de agropecuária urbana e compostagem doméstica por meio de ações educativas que vão de exposições à oficinas temáticas."
Para mais informações, visite aqui.
Semana passada, o Eduardo, que faz parte deste grupo, divulgou a foto de uma abóbora com carne seca que eles fizeram para o almoço. A receita foi executada pelo Claudio e pela Débora. Como eu tinha algumas morangas aqui do sítio, pedi a receita para fazer para nós. Foi aprovadíssima.
Receita tal e qual o Eduardo e a Débora me passaram
Corte a tampa da abóbora e retire o miolo com as sementes. Embrulhe em papel alumínio e asse no forno em fogo baixo por duas horas.
Recheio:
1/2 quilo de carne seca dessalgada, cozida e desfiada;
alho à gosto (amassada)
cebola à gosto (bem picadinha)
pimenta à gosto
1 pitada de pimenta síria
cheiro ver à gosto
1 copo de requeijão
Azeite de oliva
refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente a carne seca e os demais temperos. Retire a abóbora do forno, despeje o recheio e leve para o forno novamente por 20 minutos para a abóbora pegar o sabor da carne.
retire do forno novamente, despeje o requeijão e queijo parmesão e leve ao forno por mais um tempo somente para derreter. Pronto!
Para acompanhar, fizemos um arroz com quiabo (o quiabo foi cozido junto com o arroz).
Minha moranga era menorzinha, desta forma, fiz 400gr de charque desfiado. Usei dois dentes de alho e uma cebola. A pimenta que coloquei foi uma pitada de calabresa. Acho que por ser menor, minha moranga acabou rachando (acho que diminuir os tempos de forno resolveria), isso deixou o recheio um pouco mais seco. De qualquer forma, ficou uma delícia. Servi com salada de folhas verdes e arroz vermelho. Mais fotos abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.