Hoje foi um dia de muitas produções na cozinha, comecei com preguiça, mas com o passar do dia me empolguei. Fiz mais uma leva de geléia de pimenta, desta vez usei um litro de suco de laranja para as mesmas quantidades dos demais ingredientes. Ficou mais suave, mas também deliciosa.
Preparei para o almoço um escondidinho de espinafre com molho de tomate com purê de aipim - tudo bem condimentado e ingredientes daqui (quase 100% - aipim e espinafre recém colhidos e molho de tomate que produzi no verão e armazenei pro inverno). Adoro quando os pratos são beeem locais, me emociono quando vou comer!
Para uma tarde fria, nada melhor do que uma torta de bananas com doce de leite. Estamos com vários cachos amadurecendo que nos deram algumas nanicas para a torta, usei o doce leite da ming-au e umas claras de ovos orgânicos que tinha na geladeira. Tivemos visita e foi um sucesso!
Por fim, o grande campeão de hoje: patê de fígado orgânico! Pois é, eu adoro patê de fígado e combinado com geléia de pimenta é um escândalo. Porém, se não comemos galinha de granja, o que dizer do fígado que é o órgão que filtra as toxinas... ui... o Deva não chega perto! A boa notícia é que o Deva foi buscar umas galinhas e ovos no nosso vizinho, produtor orgânico. Para nossa felicidade ele tinha pacotinhos de fígado de galinha orgânico para venda, congelados! O Deva comprou 04 pacotinhos e hoje eu já fiz uma leva! Também foi um sucesso, quase acabou. Caí em uma receita no site panelinha.ig e fiz algumas adaptações. Ficou uma delícia!
01 xíc de cebola picada (da feira ecológica)
03 colh de sopa de ghee (daqui do sítio)
01 bom ramo de tomilho (daqui do sítio)
01 bom ramo de alecrim (daqui do sítio)
02 colh de sopa de conhaque (do supermercado)
03 colh de sopa de suco de limão bergamota (daqui do sítio)
75 gr de manteiga (do supermercado)
01 colh de sopa de nata (do supermercado)
Sal marinho (da feira ecológica)
Pimenta do reino (do mercado público)
Lavar bem o fígado sob água corrente e limpar muito bem. Colocar o fígado em uma tigela, acrescentar as folhas de tomilho, a folhas de alecrim e o conhaque. Temperar com sal e pimenta-do-reino e misturar bem. Cortar a cebola bem muidinho. Levar uma frigideira ao fogo alto. Quando estiver quente, colocar o ghee e a cebola. Refogar, mexendo sempre, até que a cebola fique transparente. Acrescentar o fígado com os temperos e refogar até cozinhar a carne. Em seguida, transferir a carne para o processador de alimentos ou para o liquidificador. Adicionar o suco de limão, a manteiga e a nata e bata até obter uma pasta cremosa. Se necessário, acrescentar mais sal e pimenta. Transferir a pasta para um recipiente com tampa hermética e levar à geladeira por, no mínimo, 10 minutos para que o patê fique consistente. Retirar da geladeira e sirva a seguir.
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.