Alguns dos meus posts falam sobre a distância entre entender e o integrar (vide link).
Percebo que, muitas vezes ao olhar para o tamanho dos monstros, o integrar parece necessitar de uma longa distância a ser percorrida. Este post coloca luz em como ações simples podem gerar grandes impactos. Gosto de um trecho de livro que diz o seguinte:
“A humanidade experimenta uma importante fase de sua história. Enfrenta problemas que podem causar a sua própria extinção. Efeito estufa, falhas na camada de ozônio, escassez de água doce, guerras, violência urbana, fome são alguns exemplos. Muitos se sentem impotentes diante de questões tão graves. Entretanto, esta situação foi criada pelos comportamentos cotidianos dos seres humanos. Logo, são as nossas atitudes diárias que precisam ser modificadas.“
Consciência e Abundância do Economista Paulo Roberto da Silva
Com isso, resolvi lançar no Blog um marcador chamado 'cotidiano'. Nele estarão relacionadas todas as atitudes fáceis de serem implementadas no dia a dia. Algumas já são conhecidas da maioria das pessoas, tais como:
- Desligar a torneira enquanto escovar o dentes
- Desligar totalmente os aparelhos eletrônicos - modo stand-by consome muita energia
- Pensar o que pegar dentro da geladeira antes de abri-la
- Separar os resíduos
- Não usar sacolas plásticas
- Não tomar banhos longos
- Re-utilizar a água da cozinha. A água da cozinha pode ser usada para regar as plantas. Quando cozinhamos macarrão, batatas, legumes em água, a água que sobra (mesmo que tenha uma pitada de sal) é ótima para regar os vasos de dentro da casa. A água de cozimento de legumes também pode ser usada para cozinhar o arroz ou ser usada para fazer pão. Falei sobre água aqui.
- Fazer uma composteira doméstica (é possível inclusive em apartamento). Em torno de 60% do resíduo que vai para o aterro sanitário seria compostável. Esta atitude diminui a necessidade de espaços para aterro e gera adubo orgânico. Dica de como fazer: http://domeulixocuidoeu.wordpress.com/
- Rever os produtos de limpeza para casa. Aqui em casa uso limão quando as árvores me dão frutas e vinagre no restante do período. São ótimos para chão, banheiros, cozinha. Quando preciso de uma ação mais forte, utilizo bicarbonato. Roupas são lavadas com sabão de coco ralado. Falei sobre isso aqui.
- Reutilizar potes e vidros. Quando produzo algum caldo ou polpa para congelar sempre armazeno em pequenas porções para utilizar aos poucos. Para isso, utilizo potes de produtos que compro ou que ganho das minhas irmãs (normalmente copos de requeijão ou potes de nata). Para as conservas uso vidro que ganho, se necessário, compro apenas novas tampas. Para usar vidro em conserva, é necessário esterilizá-los, já falei disso aqui.
- Consumo consciente. Uma das formas mais fáceis de implementar ações de consumo consciente é revendo os hábitos na cozinha. Cozinhar com produtos da estação, de produção local e organicamente produzidos. No fim de semana que passou, um amigo meu que trabalha com Medicina Chinesa falou que vivemos na era do poder. Onde come-se o que ser quer, tendo como lema o 'eu posso'. Será que isso é real ou uma ilusão perigosa? Comer o que se quer implica, muitas vezes, em impactos que nem imaginamos. Já falei disso aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Queridos amigos, dicas para o marcador cotidiano são muito bem vindas!
2 comentários:
Que blog legallllllllllll!!!!!!1
Vou encaminhar pra todo mundo.
valeu!
Márcio, que bom!
Obrigada pelo compartilhar e fique a vontade em participar!
Grande abraço
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.