Volta e meia me perguntam sobre como eu esterilizo os vidros para as conservas. Colocarei aqui como faço, mas deixo claro que é uma forma caseira de esterilizar. Vale lembrar que as conservas sempre têm ingredientes que servem de conservantes: vinagre, açúcar, limão... mas é sempre um desafio trabalhar com armazenamento, não se pode brincar. Realmente não dá para correr o risco de criar ambientes de proliferação de bactérias como, por exemplo, a Clostridium botulinum. Todo cuidado é pouco. De qualquer forma, compartilho como temos feito e, até hoje, estamos todos bem... :)
Inicialmente, eu lavo bem (com água e detergente de louça) os vidros e tampas que serão esterilizados. Após lavar passo para o processo de esterilização dos vidros vazios que, dependendo da quantidade, opto entre duas maneiras de fazer:
1 - Colocar os vidros destampados em uma panela com um pano limpo no fundo. Encher de água até cobrir totalmente todos os vidros (inclusive com água dentro deles). Colocar em fogo. Depois de ferver, marcar 20 minutos. Colocar as tampas nos últimos 05 minutos, pois como elas têm uma camada de borracha não devem ficar muito tempo em água fervente.
2 - Quando vou trabalhar com muitos vidros, uso a máquina de lavar louças, na temperatura máxima (que deve ser de no mínimo 75 graus). Faço o processo no fogão apenas com as tampas.
Quando os vidros estão prontos, forro uma tábua de vidro com um pano limpo e seco e coloco todos eles de cabeça para baixo, sobre o pano para secar naturalmente. Não deve-se secar com pano, pois o pano poderá contaminar os vidros e deixar fiapos.
Coloco o produto ainda quente nos vidros usando concha e funil também esterilizados. Imediatamente após colocar o produto, o vidro é fechado.
Ao finalizar, coloco novamente um pano no fundo de uma panela, organizo os vidros na panela de modo que todos fiquem de pé, lado a lado (detalhe: para ficar 100%, os vidros devem ter a mesma altura). Coloco água até a altura da tampa, no limite do produto. Esta panela irá tampada ao fogo para ferver novamente. Após a fervura, deverá ficar no fogo por uns 35/40 minutos. Será percebido que as tampas irão estufar, este processo deverá criar o vácuo que não deixará oxigênio na conserva e impossibilitará a proliferação de micro-organismos.
Depois do tempo suficiente, deve-se tirar os vidros e deixar esfriar naturalmente. As tampas deverão desinflar, ficando bem duras e apertadas.
Aqui no sítio, temos trabalhado com esta forma e tem funcionado muito bem, mas saliento, todo o cuidado é pouco e, no caso de dúvidas, ferva novamente o produto antes de usar.
Abaixo, compartilho uma foto do momento em que preparei a panela para iniciar a fervura dos vidros já prontos.
4 comentários:
Nossa Pri, não sabia dessa última etapa.
Uma dúvida: quando a gente coloca os vidros de boca pra baixo, para secar, eles ficam meio suados por dentro, porque a boca está pra baixo e a água que está dentro do vidro não seca.
Entendeu???
Como faço se isso acontecer???
Vou fazer umas conservas de pimenta, ainda este mÊs e foi muito bom o seu post. Vai me ajudar bastante.
Tô aqui fazendo uma visita no seu blog, pra conhecer e agradecer as dicas ortográficas que você me deu... kkk...
Beijos Querida!
dani@cozinhatravessa.com.br
Boas dicas
Amei o seu blog! Parabéns. Vou tentar fazer uma salada com lírio do brejo e também vou experimentar a sua receita de conserva com a raiz. :-D
Eu ontem vi na tv um vinagrete feito com a raiz do lírio do brejo picadinha em cubinhos e temperada com tomate e cebola picados, coentro, sal marinho e azeite... Também parece bom,né?
Beijos e obrigada pelas dicas. :-D
Gostei das dicas!
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.