Estou me ensaiando para escrever um texto sobre meu super presente de 40 anos. Pois bem, acho que chegou a hora.
Uma amiga minha resolveu fazer um curso de culinária para aprimorar seus conhecimentos, entrei na onda dela e, quase que por um impulso, me inscrevi. Confesso que o dilema foi grande, pois o curso me obriga a ir 05 vezes por semana para Porto Alegre e isso, traz de carona, abandonar o paraíso. É um curso no SENAC chamado Cozinheiro Básico. Estou amando e agradeço à Romina que teve o papel do último impulso... :)
Até hoje eu não tenho claro o porquê exato de estar fazendo o curso, sinto que meu papel passa mais por experimentar coisas e compartilhar do que exatamente cozinhar por aí. Vejo várias possibilidades a partir deste curso, como por exemplo, novas formas de cozinhar, cortar, manusear os alimentos... Estou ampliando a possibilidade de criar com os produtos que consumimos normalmente. Acho isso maravilhoso, pois o desafio de trabalhar somente com o que é da estação, priorizando o que temos no sítio exige uma boa dose de criatividade. Além disso, a troca de informações e a ampliação da rede estão sendo maravilhosas.
Claro que o tempo dedicado ao curso e o deslocamento estão me limitando aqui no sítio e no próprio blog, mas tenho certeza que o que virá a partir do curso recompensará este tempo. :)
O curso dura 05 meses, tive um mês de aula teórica e terei 04 meses de práticas. Esta semana começamos as práticas e entrar na cozinha é realmente uma alegria. Hoje mesmo usei a técnica do branqueamento no almoço, aprendi ontem. Ela é ótima para armazenar alimentos e possibilita que legumes branqueados sejam congelados (por exemplo, a cenoura branqueada congelada dura 03 meses). Isso será maravilhoso na entressafra, pois muitas vezes as cenouras ficam velhas e temos que esperar para ter novas cenouras na horta.
Como entramos para cozinha esta semana, a partir de agora procurarei compartilhar algumas das técnicas aprendidas que facilitem a vida na cozinha e ajudem a conservar e armazenar alimentos. Hoje compartilharei algo não diretamente relacionado com comida, mas fundamental para quem quer andar por aí cozinhando.
Adquiri utensílios básicos para as preparações (facas, descascador, batedor...). Fiz um estojo para eles para poder carregar por aí, ficou bem bacana. Ainda falta colocar o viés das laterais (minha máquina não pega), mas já estou usando como está, bem feliz! Usei um tecido que já tinha em casa, tecido de estofado.
1 comentários:
Oi PAula.
Ficou lindo o estojo!
No nosso próximo encontro me trás ele e o viés que passo aqui na minha máquina que deve dar!!
Bjs, MAmi
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.