Ontem foi o trabalho final de curso do SENAC. É uma apresentação de cardápio para uma banca convidada pelo SENAC. Os grupos recebem uma proteína base para trabalhar - a nossa foi frutos do mar. O meu grupo tinha três pessoas e trabalhamos com o conceito do simples, buscando ingredientes fáceis de encontrar e receitas tradicionais.
Transcrevo um pedacinho do nosso trabalho escrito:
“A simplicidade é o último grau de sofisticação."
Leonardo da Vinci
A proposta de cardápio para o trabalho de conclusão de curso de cozinheiro básico é trabalhar com ingredientes frescos, da estação, locais, com receitas tradicionais de forma criativa.
Através dos ingredientes e das receitas buscamos despertar sensações guardadas na memória, apimentadas com o frescor da novidade. Chamamos este movimento de cozinha simples.
A cozinha simples não é nenhuma novidade, ela tem sido trabalhada por diversos chefs mundo afora. A novidade está justamente em utilizar o que cada região e estação disponibiliza. Como diz Alice Waters “quando temos os melhores e mais saborosos ingredientes, é possível cozinhar com muita simplicidade e a comida ficará esplêndida porque terá o sabor do que realmente é. Quando os alimentos são cultivados com cuidado, colhidos no momento certo e levados até você imediatamente, diretamente do produtor, eles têm um sabor naturalmente delicioso”.
3 comentários:
parabens, prima!!!!!
Sucesso. Bjs Zelinha
Queridona!! Muito obrigada! beijo grande
Show!!!! Quero provar!!!!
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.