Um dos projetos para 2011 é a armazenagem de produtos para o inverno. Quando começamos a nos familiarizar com o quanto as estações impactam no nosso consumo, cozinhar pensando nos produtos da estação passa a ser a rotina. Para nossa sorte, desde muito tempo, o homem se organizou de forma a garantir o alimento nas estações em que a produção ficava escassa - seja secando, salgando, cristalizando ou fazendo conservas. Desta forma, estamos experimentando produzir alimentos que possamos armazenar do verão para o inverno. Um deles é o tomate, pretendo fazer molho, chutney, tomate seco, o que a produção permitir. Definitivamente, o que mais uso no inverno é o molho de tomates, ele realmente é "pau para toda obra". Fiz a receita do livro "O mundo é o que você come" da americana Barbara Kingsolver. Porém, como não tinha alguns ingredientes, mudei um pouquinho a receita.
Fiz grande quantidade para armazenamento, vale a pena, pois usa-se apenas uma vez o fogo do fogão. Ela dá algumas dicas importantes que resolvi experimentar.
05 cebolas grandes picadinhas (daqui do sítio)
Um pouco mais de meia xícara de mel (da feira ecológica)
05 colh de sopa de orégano seco (do mercado público)
04 colh de sopa de sal marinho (da feira ecológica)
03 colh de sopa de tomilho seco (do mercado público)
2,5 colh de chá de pimenta do reino moída (do mercado público)
2,5 colh de chá de canela moída (do mercado público)
01 colh de chá de noz-mozcada moída (do mercado público)
Para depois de pronto, diretamente nos vidros: suco de limão.
Segredinhos: 1 - para armazenagem, não usar azeite. 2 - Colocar 01 colh de sopa de suco de limão para cada 500ml de molho, diremente nos vidros antes de colocar o molho, serve para dar a acidez necessária para conservação.
Amolecer a cebola em um tacho para 15 litros - se necessário, colocar um pouco de água. Acrescentar o tomate batido e os temperos, ferver e cozinhar em fogo brando por duas a três horas, até o ponto desejado. Mexer de vez em quando para não queimar nem "pegar" no fundo da panela.
Enquanto o molho cozinha, esterilizar os vidros da seguinte forma:
Lavar bem vidros e tampas (se as tampas forem usadas verificar que não tenham pontos de ferrugem). Colocar os vidros submersos em água em uma panela grande até ferver, deixar fervendo por 20 minutos. As tampas devem ferver somente nos últimos 05 minutos. Tirar os vidros e as tampas da água, colocando-os sobre um pano limpo com a boca virada para baixo.
Quando o molho estiver pronto, colocar dentro dos vidros (que já contem o suco de limão) ainda quente e fechar bem. Colocar novamente dentro da panela com água, em pé sem que a água encoste na tampa (a água cobre todo a área do vidro) e deixar ferver por mais 35 minutos. Remover, esfriar, verificar todas as tampas, etiquetar e armazenar em local seco e sem incidência de luz.
A receita rende em torno de 7,5 litros de molho bem espesso.
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.