Nós herdamos um lindo pomar que tem algumas árvores cítricas, uns pés de caquis, butiazeiros, ameixeiras e várias pereiras. Até 2009, o pomar sempre produzia pouco (fora os cachos de butiás que sempre servem pra uma boa cachacinha). Em 2009, olhando à possibilidade de transformar o pomar em um SAF (Sistema AgroFlorestal) fizemos algumas curvas de nível para absorção de água e podamos as pereiras... me doeu, pois foi uma poda radical. Algumas ficaram no toco, pois já estavam completamente ocas. Com esta revigorada, em 2010, fomos brindados por uma avalanche de ameixas, um espetáculo. Este ano, as ameixas vieram bem timidamente e, para nossa surpresa, as pereiras estão vindo com tudo! As peras são do tipo duras, com gosto de terra. Uma delícia! Claro que nossos amigos pássaros estão compartilhando deste prazer conosco e muitas amadurecem com manchas e visitantes.
Resolvemos aproveitar a fartura da safra e colher elas ainda verdes, meio durinhas e azedinhas e fazer chutney de pera. Fiz uma leva no dia 25 e outra hoje. Creio que estamos com estoque para todo o ano - depende de como ficará o vício do Deva, pois ele está alucinado pelo chutney e come em todas as refeições.
Coloco abaixo a receita para para muuuuitos quilos... qualquer coisa, é só diminuir as quantidades.
Depois de horas descascando peras e os dedos ficarem manchados (exatamente, pera mancha), deixamos as pequeninhas e muito machucadas de lado, veremos o que a Ming-Ao achará delas. Abaixo uma foto das pequeninhas honrando esta safra:
Safra de produto acabado. Bela safra 2011!
9,5 kg de pera picada no processador - sem casca e sementes (daqui do sítio)
4,8 kg de tomate verde picado no processador (daqui do sítio)
08 xic de açúcar cristal orgânico (do supermercado)
5,5 xic de vinagre branco ou maçã (do supermercado)
15 colh de sopa de sal marinho (da feira ecológica)
10 colh de chá de cane;a em pó (do mercado público)
10 colh de chá de cravo moído (do mercado público)
05 colh de chá de cardamomo em pó (do mercado público)
05 colh de chá de coentro em pó (do mercado público)
05 colh de chá de páprica picante (do mercado público)
7,5 colh de chá de pimenta cayena em pó (do mercado público)
14 colh de chá de semente de mostarda em grão (do mercado público)
07 colh de sopa de gengibre fresco ralado (do supermercado)
03 pimentas malaguetas picadinhas (da feira ecológica)
Descascar as peras, tirar as sementes e processar com a lâmina para ficar picadinho (se for pouca quantidade, pode ser na mão). Processar os tomates verdes da mesma forma, porém eu mantive a casca e as sementes. Colocar todos os ingredientes (deixando um pouco da pimenta cayena e a malagueta para o final) na panela e mexer de vez em quando por umas 4 horas. Ter o cuidado de, após a fervura, manter em fogo brando. Deixar destampado para facilitar a redução. Quando estiver quase pronto, experimentar e fazer possíveis ajustes, principalmente a pimenta, o açúcar e o vinagre. Após o cozimento, colocar em vidros previamente esterilizados, ou guardar na geladeira.
4 comentários:
uau, q lindo! parece pera ferro, daquelas bem durinhas, q tem gosto e q a gente tem de roer! eu faço vinagre de pera com canela, fica bem bom também. legal q tu sempre coloca a procedência dos ingredientes, lindo isso :)
Essa pera mesmo! Quero a receita do vinagre! Beijos
Olá Priya!
Adorei a receita de Chutney de pera e tomate! É tomate verde? Logo vou comprar tudo e preparar. Muito obrigada por partilhar querida. Abraços e me visita ora dessas, boa semana...
Nina. Que bom que gostaste. Sim, tomate verde mesmo! Visitarei sim, pode deixar. Beijos
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.