São as Plantas Alimentícias Não Convencionais! Inclusive, muitas vezes são chamadas de "inço". As PANCS são plantas que nascem de forma espontânea e com pouquíssimas exigências para sobreviver. Muitas aguentam geadas e secas. Em geral, são fáceis de serem encontradas em beiras de estradas, terrenos baldios, florestas nativas e hortas que mantenham o manejo agro-ecológico. Pois elas, simplesmente, vêm... Presentes espontâneos! Exemplos de PANCS:
- Taioba
- Urtiga
- Dente-de-leão
- Bertalha
- Jaracatiá
- Hibisco
- Ora-pro-nóbis
- Abacaxi-do-reino
As PANCS nos dão a possibilidade de incrementar os cardápios do dia-a-dia, com novos ingredientes e sabores, lembrando que, por suas características, são amigas de processos alimentares sustentáveis!
Aqui no blog já coloquei receita de risoto com serralhinha, torta com ora-pro-nóbis e escondidinho de ora-pro-nóbis. Coloquei também um post sobre o abacaxi-do-reino, com foto do que temos aqui em casa. O desafio é aprender mais e criar mais possibilidades com essas maravilhas.
O Valdely coloca uma frase que exprime a nossa cultura: "Somos xenófilos, o brasileiro não come a biodiversidade que tem". Meu sobrinho usa uma gíria: Gringo. Ela traduz algo que seja bacana, bom, legal! Ele tem 15 anos e está em uma geração que continua olhando para fora, que continua sendo colônia. O convite aqui é para que possamos olhar mais para o que é nosso e, mais do que olhar, colocar no nosso dia-a-dia!
Para saber mais sobre o Valdely, aqui o link de um site que tem uma entrevista com ele e 04 vídeos que ele fez durante suas pesquisas:
http://coletivocatarse.blogspot.com/2010/04/projeto-pancs-soberania-alimentar-e.html
A foto que está no post é da ora-pro-nóbis que temos na varanda. Ela foi plantada através de estaca na primavera passada.
5 comentários:
Aqui Ora P N vai na pizza e no suco verde, vendemos nas ecofeiras me saquinhos de R$ - 2.00
Taioba tambem, mas em refogados com o ovo caipira, ou em croquetes, empanados
A campeâ mesmo e a Beldoegra, que tem alto indice de omega III e VI
E ainda o Caruru, interessante, para o feijão e seu rico teor de Calcio e Fosforo
Olá!
Estava procurando sobre leite orgânico em Porto Alegre e achei seu blog. Você sabe onde consigo comprar? Eu frequento a feira da Redenção, mas nunca vi leite orgânico lá.
Parabéns pelo blog!
Anna
Orua, Muito obrigada pelo compartilhar e pelas dicas! Farei a pizza em breve e colocarei aqui! Grande abraço
Anna, sobre o leite... pois é, foi exatamente a dificuldade de encontrar leite orgânico que me fez buscar uma vaquinha, pode? A maioria dos produtores de leite orgânico fazem queijo e outros derivados, pois comercializar leite é complicado (é muito perecível). Na zona sul de POA tem uma lojinha da cooperativa de produtores de POA, falando com eles talvez tu consigas. É a Viver bem:
Rua Doutor Armando Barbedo, 269
(51) 3012-3020
Também podes tentar na Seleção Natural:
Av. Venâncio Aires, 531
Tel. (51) 3026-7070
Boa sorte na procura! E depois me conta como foi, ok?
Beijo grande
Obrigada pelas dicas!
Abraços,
Anna
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.