Hoje fomos na feira, estava uma delícia! Dia de sol sem muito calor. Voltamos pra casa ao meio-dia, já com fome. Precisei fazer um almocinho rápido. Como comprei bertalha pela primeira vez, resolvi experimentar fazer algo com ela. Usei folhas e caules, mas da próxima vez usarei somente as folhas, pois é uma planta muito mucilaginosa, ou seja, contém aquela "gosma"que tem o quiabo e a ora-pro-nóbis, sendo bem concentrado no caule. O Deva não gosta desta textura, tentarei novas formas de uso para o caule. No caso das folhas, dá para usar como se usa espinafre. Fiz um omelete de bertalha com cenoura e queijo.
03 ramos de bertalha lavadas e separadas caule da folha (da feira ecológica)
02 cenouras pequenas picadas (da feira ecológica)
02 cebolas pequenas picadas (da feira ecológica)
algumas nacos de queijo (daqui do sítio)
02 colh de ghee (daqui do sítio) - ou óleo ou manteiga
Sal marinho (da feira ecológica)
Castanha moída (do supermercado)
Pimenta do reino (do mercado público)
Azeite de oliva (do supermercado)
Cortar as cenouras em pequenas tirinhas. Cortar os caules da bertalha em rodelas. Cortar as cebolas em cubinhos. Ferver 01 litro e meio de água para branquear os legumes. Braquear primeiro a cenoura, depois o caule, e por último as folhas da bertalha (Para braquear, colocar a cenoura cortada na água fervendo por mais ou menos um minuto, tirar com uma peneira e levar em água gelada. Fazer o mesmo com o caule cortado e por último com a folhas. Este é um processo de pré-cozimento que fixa a cor, sabor e nutrientes dos alimentos). Picar as folhas da bertalha bem miudinho.
Bater os ovos com um garfo, acrescentar sal e pimenta do reino à gosto e as folhas da bertalha. Colocar uma frigideira no fogo, deixar aquecer, acrescentar o Ghee, colocar a cebola sem deixar dourar. Colocar os ovos batidos. Fechar a frigideira com uma tampa para que a omelete também cozinhe um pouco por cima (o Deva não gosta do ovo mole, por isso, tenho que cozinhar bem). Quando estiver quase no ponto, colocar o queijo, a cenoura e os talos de bertalha. Tampar e deixar mais alguns minutos até o queijo derreter. Dobrar a omelete ao meio e levar ao prato (neste momento, a minha acabou quebrando um pouco). Colocar um punhado de castanhas trituradas e torradas, pimenta do reino e um fio de azeite de oliva.
4 comentários:
Agora que eu vi esse omelete fiquei a babar... está divino, cheio de coisas naturais, uma delícia. Obrigada por partilhar...beijos
Nina
Fico feliz! Mais ainda por gostares do blog e por poder compartilhar contigo.
Abraço carinhoso.
Arrasou com a receitinha apetitosa. Eu tenho um pé de bertalha e colhi folhas hoje. Vou experimentar. Thanks por isso.
Obrigada por compartilhar suas receita,estou adorando!
Sou vegetariana, moro em ap pequeno,bem no centro de SP, mesmo assim
procuro cultivar algumas plantas para consumo,uma delas é ora por nobis.
Goira
um abraço carinhoso
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.