Ontem, às 17h, me foi pedida uma sobremesa para um jantar às 20h. O Deva, prático e chocólatra que é, resolveria a questão com a aquisição de um bom chocolate. Confesso que esta alternativa não me deixou contente. Fui para a despensa ver o que poderia nascer com o que tinha por lá (e na minha despensa não costuma ter leite condensado, chocolate e essas facilidades para doces de última hora). Porém, nada como leite, ovos e açúcar para algo nascer. Me lembrei de uma ambrosia de forno que minha mãe fazia que era facílima e resolvi incrementá-la. Delícia!
06 ovos orgânicos (do vizinho)
1/2 litro de leite (ainda do supermercado... saudades do leite da Ming Ao)
1/2 kg de açúcar demerara orgânico (do supermercado)
01 naco de gengibre ralado (da feira ecológica)
Uma pitada de canela (do mercado público)
Calda
300 ml de leite (do supermercado)
200 ml de leite de coco (do supermercado)
01 colh de sopa de açúcar demerara orgânico (do supermercado)
01 colh de sopa de farinha de arroz - pode ser com algum amido, mas eu não tinha (do mercado público)
Fazer a ambrosia
Bater os ovos, misturar o açúcar, o leite, a canela e o gengibre. Colocar em um pirex untado até em cima (lembrando que ferve e sobe muito) e assar em forno pré-aquecido a 170 graus por mais ou menos 1h30min. Eu mexi umas 03 vezes durante este tempo (no começo), pois o açúcar demerara é muito pesado e fiquei com medo que ele ficasse todo no fundo.
Fazer a calda
Levar a farinha com um pouco de leite ao fogo baixo e deixar engrossar, ir colocando o leite aos poucos, colocar o leite de coco e o açúcar. Deixar cozinhar até ferver, mexendo sempre. Desligar, reservar e cobrir com um plástico para não formar uma nata. Deixar esfriar.
Deixar a ambrosia gelar. Colocar a calda em um prato e cortar a ambrosia com um cortador (como ainda estava quente, os cortes ficaram meio irregulares). Finalizar com raminhos de hortelã.
2 comentários:
Nossa que delícia, Popó. Fiquei só sonhando...
Bjs,
Margarida
Maggie, querida! Gracias! Temos que combinar algo da nossa turma, prometo levar a sobremesa! Beijo grande!
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.