Estação atual: abobrinhas!!
Sinto tanta saudades das abobrinhas no inverno que me esbaldo quando elas chegam, faço de diversas formas. O cardápio escolhido de hoje foi um risoto!
01 limão bem suculento (daqui do sítio - devagarinho eles estão voltando!)
02 xic de arroz arbório (do supermercado)
02 xic de vinho branco seco (do supermercado)
1/2 litro de caldo de legumes (eu fiz com cenoura, nabo, cebola, alho, cebolinha, manjericão, salsinha, tomilho, sal e pimenta vermelha defumada)
01 cebola picadinha (daqui do sítio)
02 dentes de alho picadinho (da feira ecológica)
04 colh de sopa de cebolinha picadinha (daqui do sítio)
02 colh de sopa de manteiga (daqui do sítio)
04 colh de sopa de nata (daqui do sítio)
Sal marinho (da feira ecológica)
Azeite de oliva (do supermercado)
Pimenta do reino (do mercado público)
Derreter a manteiga, acrescentar a cebola e o alho cozinhando até a cebola ficar transparente. Colocar o arroz e cozinhar um pouco. Acrescentar metade da abobrinha picada, o vinho e suco de meio limão. Mexer de vez em quando para não pegar no fundo. Quando secar, começar a colocar o caldo de legumes aos poucos (previamente aquecido) em fogo baixo. Quando já tiver usado metade do caldo, colocar o restante da abobrinha, ela solta bastante caldo, o que ajudará a cozinhar o arroz. Quando o arroz tiver quase ao dente, colocar o suco da outra metade do limão, a raspa da casca deste mesmo limão, cebolinha picada e ajustar sal e pimenta. Quando ficar pronto, desligar o fogo, acrescentar a nata, misturando bem e com cuidado. Descansar a panela com tampa por uns 03 minutinhos antes de servir. Na hora de servir, já no prato, colocar um fio de azeite e decorar com cebolinha, raspa de limão e pimenta do reino moída na hora.
Obs: a abobrinha é colocada em duas etapas para que uma parte se desmanche e outra fique crocante.
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.