A primeira oficina no Espaço Gourmet da Bionat foi com a Silvana Bohrer do Sítio Capororoca. Nesta oficina ela fez panquecas de capuchinhas, com geléia de flor de laranjeira e amora e falou sobre as Panc's - Plantas Alimentícias não Convencionais.
Sempre digo que aprendi e aprendo muito com a Silvana, ela sabe muito sobre estas plantas e seus cultivos. Além de ser uma companhia muito querida e disponível!
"Diversas plantas alimentícias não são utilizadas por puro desconhecimento. Através do imperialismo gastronômico e cultural, acabamos nos privando de alimentos nativos de elevada qualidade nutricional e deliciosos sabores. Muitas plantas nativas podem e devem ser cultivadas, consumidas e divulgadas.
Por serem nativas ou cosmopolitas (ocorrendo em grande parte do globo), tais plantas possuem vantagens em seu cultivo, já que estas se desenvolvem sob condições de clima e solo locais." Trecho de texto escrito por Gustavo Nóbrega Lisbôa e Elisa Braga Saraiva retirado do site do Sítio Capororoca.
No site é possível ler um pouco mais sobre estas plantas e obter receitas para incluí-las no dia-a-dia: http://www.sitiocapororoca.com.br/
O Sítio Capororoca possui banca nas feiras do Bom Fim e da Tristeza em todos os sábados. Vale a visita! Lá é possível comprar essas maravilhas para incrementar o prato nosso de cada dia, colocando novas cores, sabores, texturas e nutrientes.
Receita da Panqueca de Capuchinha
Ingredientes:
- 1 copo farinha trigo integral (usamos a farinha fornecida pela Ecobio)
- 1 ovo orgânico (usamos ovos dos produtores de Viamão)
- 1 copo de leite (usamos o leite aqui do sítio)
- 1 pitada de sal marinho
- 1 copo de capuchinha
- 1 pitada de açúcar
Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos as flores. Quando estiver bem batido acrescentar as flores e usar a tecla pulsar sem deixar as flores se desmancharem por completo. Despejar a massa aos poucos na frigideira untada com pouco óleo e ir fazendo as panquecas. Dobrar como crepes e servir com as geléias.
O Sítio Capororoca faz parte das propriedades rurais que estão no projeto Caminhos Rurais da Prefeitura de Porto Alegre: http://www.caminhosrurais.tur.br/
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.