Hoje eu começo com a série Bionat Gourmet aqui no Blog.
Durante esta semana, compartilharei a maioria das receitas desenvolvidas nas oficinas da feira.
O espaço Bionat Gourmet esteve presente na feira Bionat Expo que aconteceu em Porto Alegre, na Usina do Gasômetro entre dia 30/09 e 02/10.
Um pouquinho de história
Esta foi a quarta edição da feira e a terceira edição do espaço Bionat Gourmet. A feira foi idealizada e é produzida pela Vera Marsicano e tem como missão fomentar e promover a cadeia produtiva do desenvolvimento ambiental sustentável, o consumo, o comércio e o estreitamento das relações entre produtor, distribuidor, consumidor e formadores de opinião. Educar e incentivar a troca de conhecimento entre expositores, visitantes, facilitadores, consumidores e público em geral.
O Espaço Gourmet foi idealizado pelo Chef Raffa Leal em 2009. Nesta ocasião, ele contatou a Vera e sugeriu a montagem de uma cozinha para a realização de oficinas de gastronomia durante a feira. O Raffa montou a cozinha com os utensílios da sua própria casa. Acho isso lindo de ver e conto para todo mundo. E foi um sucesso!
Em 2010, o Raffa estava morando na Europa e não teve como montar a cozinha. Como a Vera queria manter as oficinas, conseguiu uma parceria aqui, outra ali e o espaço aconteceu com o mesmo sucesso de 2009. O Raffa conseguiu chegar a tempo de participar e obviamente ajudou a tocar o espaço e compartilhou seu conhecimento com o público.
Chegamos em 2011. Eu conheço a Verinha há uns 05 seis anos, pois ela é amiga de um grande amigo meu. Quando ela viu a minha receita de Ravióli de Aipim com Braseado de Coelho, logo me convidou para fazer uma oficina na feira. Aceitei imediatamente, pois, como coloco sempre aqui no Blog, meu foco principal é educação para sustentabilidade.
Acabei entrando para esse time para ajudar na organização do espaço. Ficamos a Vera, o Raffa e eu como os responsáveis em tocar a cozinha.
Este ano fiz o curso de cozinheiro do Senac (minha receita de Ravióli foi uma receita que representou o Senac no concurso que ganhei, vide link) e levei o tema sustentabilidade comigo para dentro da cozinha da escola. Percebi um grande acolhimento dos professores e da coordenação, tanto que, durante o curso, desenvolvemos um projeto de pesquisa, veja aqui, e realizamos uma visita dos alunos do Senac aqui no sítio, veja aqui. Meu questionamento durante o curso sempre foi: qual o papel do Senac, como instituição de ensino (principalmente, como instituição de ensino na área de alimentação), no fluxo sustentável da alimentação? Desta forma, resolvi apresentar o projeto da feira para a coordenação do curso, para que eles entrassem como apoiadores e colocassem seus chefs a disposição da comunidade. Mesmo com o tempo curto, a parceria aconteceu e o Senac, através do Sistema Fecomércio, apoiou de forma que a cozinha pudesse ter mais recursos para facilitar o ambiente educativo. Sucesso para todos!
Edição 2011
Contamos com 10 oficinas durante a feira e foram um sucesso! Com isso, fica evidente que Porto Alegre poderia ter muito mais espaços como esse. É um prazer enorme estar num ambiente de feira e a troca é imensurável. Lindo de ver!
A Programação
Sexta, dia 30/09
Plantas Alimentícias não Convencionais: Silvana Bohrer do Sítio Capororoca
Grãos Germinados e Cozinha Viva: Paula Magnus Priya
Massas: Chef Raffa Leal
Sábado, dia 01/10
Doces Orgânicos: Michele Valent
Pães: Chef Raffa Leal
Salada de Folhas Crocantes e legumes Aromáticos com molho de iogurte e Ovo poché ao molho de requeijão: Chef Mamadou Sène da Escola de Gastronomia do SENAC
Ravióli de Aipim com Braseado de Coelho, receita vencedora do concurso Sabor da Terra do ZH gastronomia: Paula Magnus Priya
Domingo, dia 02/10
O poder dos Sucos: Chef Valdecir Balbueno
Creme de Inhame, Requeijão e Cerveja Coruja com Legumes: Chef Gabriel Rossi da Escola de Gastronomia do SENAC
Bruscheta de kaschimier e Crumble de Mate: Chef Gabriel Rossi da Escola de Gastronomia do SENAC
Vejo a cozinha como uma das principais portas de entrada para sustentabilidade na prática: as opções de consumo, a cadeia econômica onde se está inserido, saber a procedência, os resíduos, o descarte... tudo aponta para ver qual é o modelo que se está adotando. O Espaço Gourmet na feira mostra isso. Desta forma, parabenizo todos os envolvidos, tanto na feira, como no nosso espaço e hoje posso afirmar: parabéns para todos nós!
Com a foto abaixo, tirada quando a cozinha ainda não havia aberto os trabalhos, inicio aqui no blog a série Bionat Gourmet.
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.