Nosso canteiro de cebolas quase, quase... Não vejo a hora de colher!
A minha felicidade hoje ao cozinhar com as cebolas bem novinhas foi algo! Elas ainda não têm casca e o caule é bem verdinho! Plantamos muitas no ano passado, mas ainda não dá para colher (foto acima). Ainda bem que temos produtores na feira que semearam antes de nós. Pois é, a cebola é semeada a partir de março e colhe-se somente no fim do ano. Porém, depois de colher, pode ser armazenada por meses (vocês lembram das tranças de beira de estrada?). O triste é que na feira ecológica, no meio do ano, ela some e aí custa a aparecer novamente... Ufa, cebolas de volta em outubro.
Mas, afinal, porque estou escrevendo tudo isso? Você já parou para perguntar de qual estação é a verdura ou fruta que você está comendo? Hum, uma massinha ao sugo no inverno é uma delícia, não? Ops, mas ela foi feita com molho de tomate ou tomate in natura? Se foi com tomate in natura e no sul do Brasil, você já se perguntou de onde veio este tomate? Quantos quilômetros ele percorreu para chegar à gôndola do supermercado? Quais os custos de armazenagem? Quanto ele perde de qualidade neste caminho todo? Quais custos não estão embutidos?
Vamos a outro item: você sabia que 64% da demanda suprida de alho no Brasil no mês de agosto foi de alho importado e apenas 36% de alho nacional? Desta forma, o alho encontrado na gôndola do supermercado é provavelmente chinês. Uma boa pergunta: como o alho chinês pode chegar na gôndola mais barato do que o alho nacional?
Bom, todas essas questões são resumidas em uma: será que o alimento da estação produzido onde vivemos não seria o alimento ideal para nos nutrir (em todos os aspectos)? Confesso que tenho me divertido comendo o que brota na época e buscando formas de armazenamento. A criatividade fica a mil! Experimente!
1 comentários:
falando nisso, como/quando se planta alho?
já fiz algumas tentativas na minha casa, mas não rendeu
tento fazer uma horta, mas quem se alimenta ali são o gato e a cachorrinha
obrigado
Adriana artemaosdadas.blogspot.com
acldias@bol.com.br
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.