Ontem, bem no fim do dia, fomos à horta colher cebolas. Decidimos tirar todas as cebolas da terra. Acho que estamos com uns 15 a 20 quilos de cebolas e cebolinhas. Cebolinhas, pois muitas delas ficaram pequeninas, e já nos ensinaram um bocado de coisas.
Provavelmente, um produtor de cebolas, ao ver a foto abaixo, se apavoraria. Afinal, que colheita danada essa. Para uma ex-urbanóide como eu é uma visão do paraíso!
Não sei se é pelo contato com a terra, se é por saber que comerei cebolas produzidas aqui no sítio com zero impacto ambiental, se é por achar coisas escondidas lembrando de quando achávamos ovos de páscoa nos cantos do jardim ou se simplesmente é pelo prazer de colher o que foi plantado. Não sei, talvez de tudo um pouco... me emocionei ontem e volto a me emocionar ao tentar transcrever aqui. Parece tão banal! Simplesmente plantar e colher cebolas... Mas quem já experimentou isso na sua vida? Por outro lado, quantas cebolas você já comeu na sua vida? Quantas vezes por semana seu cardápio tem cebolas? Percebo que as danadas fazem mais parte da minha vida do que muitas pessoas que amo. Desta forma, como não me emocionar ao conhecê-las tão intimamente? Desculpo ou descubro, assim, minha própria emoção... :)
Bom, vamos ao aprendizado. Do processo de plantio, algumas coisas:
1 – Quando plantar através de sementes, depois de semear e brotar, deve-se separar os bulbos com espaçamento de 15 a 20 cm. Fizemos isso em alguns canteiros e em outros não. Isso deu uma boa falha no desenvolvimento das cabeças.
2 – Os canteiros tipo lasanha (com camadas de folhas secas, húmus, cinza, mulch de mato...) não são bons para cebolas, elas se desenvolveram mais nos canteiros que ofereceram mais resistência para as cabeças.
Aliás, vocês lembram do canteiro de cebolas que mostrei aqui no dia 25/10. Relembro o link: http://aformadeforma.blogspot.com/2010/10/de-qual-estacao-voce-e.html
Esse era o canteiro tipo lasanha!
Agora começamos outra etapa: armazenamento!
Tentaremos armazenar fazendo tranças ou bouquets que serão pendurados em lugar seco e arejado e faremos conserva dos bulbos que não cresceram. Muitas cebolinhas em conserva para 2011! E espero que cebolas cruas por um bom tempo, queria não precisar comprar cebolas até a próxima safra... será?
O Blog servirá de agenda para marcar os períodos de duração dos produtos. Veremos quanto tempo as conservas durarão com esterilização caseira e quanto tempo as cebolas durarão sem apodrecer ou brotar. Nesse momento elas estão curando, um processo que deverá levar uns 15 a 20 dias (pelo que li por aí). No caso das cebolinhas esta espera não será necessária, esta semana mesmo começarei a fazer as conservas. Postarei aqui!
Aproveito para colocar uma foto da flor da cebola, amo as flores da cebola, cebolinha e alho poró, sendo que esta última é lilás!
5 comentários:
me engasguei! lágrima....rolou!
Amada!
Que lindo..... adorei!
Por 21 anos morei numa fazenda linda.... que amava demais.... meu trab com as crianças se confundia com a minha vida!
O campo, a terra, as pessoas, os pássaros, as cores e os cheiros ...hummmm Tudo muito delicioso e inesquecível para quem cresceu dentro desse mundo!!!
Vc não imagina o qto sinto falta!
Bom ver vcs curtindo cada detalhe! Adorei!
Adriana
que coisa mais linda seu blog!!! to encantada, sempre gostei da terra, agora vou usar suas dicas para me reaproximar desse mundo real e encantado ao mesmo tempo...amei o texto das cebolas! quanta sensibilidade! temos que dar mais valor aos alimentos, foi Deus quem nos deu:)
Marly! Obrigada pela visita e pelo carinho! Fico feliz que gostes do blog. É um ambiente para trocar informações. Seja bem-vinda e fique a vontade! Grande abraço com carinho
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.