Amanhã seguirei com a série Bionat, hoje faço uma breve pausa honrando as velhas amizades!
Hoje veio almocar conosco uma grande amiga minha, a Aninha... amiga desde os tempos do colégio! Foi uma delícia de almoço! Uma delícia de dia!
Ainda nas experiências com inhame, segui testando um bom purê, acho que estou chegando lá! Não consegui a textura lisa das outras vezes, mas o sabor já está mais saliente. Acho que foi o cozimento prévio no caldo do charque com bastante alho e alecrim.
Como é bom ter cobaias novas para aplicar o golpe das receitas inovadoras. Qualquer motivo é motivo para o laboratório entrar em ação e como com amigas de longa data não é preciso receios, a criatividade pode vagar por outras galáxias. No máximo, teríamos que pedir uma pizza.
Começamos com as pastinhas velhas conhecidas daqui do sítio: chutneys, conservas e patê de fígado, tudo acompanhado de uma bela faccaccia e placas de polvilho.
De entrada fiz uma terrine de cogumelos e amêndoas e uma salada verde de folhas de pancs com alface, rúcula temperadas com o mel de flor de dente de leão e sal gris de Guerande.
O prato principal uniu diversos testes dos últimos tempos e a inspiração na apresentação que o Gabriel fez na Bionat. Charque desfiado (pena que o charque não era da melhor qualidade que já trabalhei) com lentilha germinada, acompanhado de creme de inhame e geléia de pimenta. Eu ia finalizar com juliennes de aipo, mas esqueci de colocar. O vinho já estava pegando.
Para a sobremesa mais duas queridas amigas se juntaram a nós: a Viris e a Paula! Fiquei bem feliz. Servi um sorvete de gengibre com calda picante, farofa doce de erva-mate e pétalas de rosa. Delicinha! O sorvete não ficou com a cremosidade que eu gosto, pois bati num liquidificador que já está pedindo para se aposentar. Minha próxima aquisição será uma sorveteira, pois o leite da Ming Ao em pleno verão é um convite ao sorvete caseiro orgânico. De qualquer forma, deu tudo certo.
Adoro poder experimentar novos sabores e misturar texturas. E ter velhas amigas para compartir a brincadeira deixa tudo mais divertido ainda. Fico feliz! Deste almoço nasce a promessa de ir para SP por alguns dias para visitar uma lista de restaurantes e empórios orgânicos, ventilar idéias novas e receber inspirações. Que venha!
E como receita do dia para compartilhar aqui no blog, escolho a Terrine de Cogumelos:
- 500gr de frango orgânico desossado (do vizinho)
- 04 claras de ovos orgânicos (do vizinho)
- 400 gr de nata orgânica (do pé na terra)
- 50 gr de amêndoas (do supermercado)
- 15 gr de funghi secchi (do supermercado)
- 100 gr de cogumelo Shimeji (do supermercado)
- 1/2 xícara de vinho do porto
- 1/2 cebola (da feira ecológica)
- 01 dente de alho (da feira ecológica)
- Sal marinho (do mercado público)
- Pimenta do reino (do mercado público)
- Salsinha picada (daqui do sítio)
- 40 gr de manteiga - usei ghee (daqui do sítio)
Refogar os cogumelos no restante da manteiga juntamente com o alho picadinho. Reservar e resfriar.
Tirar a pele das amêndoas (colocando-as alguns minutos em água fervente) e torra-las levemente no forno.
Processar o frango cru. Incorporar as claras uma por vez sempre processando. Acrescentar sal e pimenta do reino. Transferir para uma vasilha. Acrescentar a nata bem gelada misturar com espátula delicadamente e a mistura de nata com a redução (que deve estar bem gelada). Adicionar os cogumelos refogados e as amêndoas.
Untar uma forma de terrine com manteiga ou óleo (usei forma de pão forrada com filme plástico). Colocar a pasta e cobrir com papel alumínio. Cozinhar em banho-maria por 50 a 60 minutos no forno pré-aquecido (180ºC).
3 comentários:
AI que delícia!! Sorvete de gengibre! Conheci lá no Canadá, em Kelowa e gamei!! Nunca tinha comido.
Adorei a idéia de que o verão está chegando e o leite da Ming Ao convidando ao sorvete caseiro orgânico.
Bem, a sorveteira já está no meio do caminho!!!!
Qualquer hora ela aporta por ai!!!!!
bjs, mami.
Que ótimo! não vejo a hora. Gracias! Prometo um sorvete de gengibre! Beijus
HAHAHA!! MUITOS SORVETES DE GENGIBRE!!!!!Bjus,mami
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.