Hoje abri a janela do quarto bem cedinho depois de ter ido dormir às 21h e fui invadida por um enorme sentimento de gratidão e percebi através de todos os sentidos a invasão da abundância. E o significado de abundância vai ficando cada vez mais claro...
Surge então uma nova reflexão: abundância no sentido comum empregado está relacionada à quantidade, vide dicionário Aurélio abaixo:
Dicionário Aurélio - http://www.dicionariodoaurelio.com/Abundancia - s.f. Grande quantidade: provisões em abundância. / Riqueza, fartura: viver na abundância.
Será mesmo?
Abundância, de onde percebo, não está relacionada com quantidade: nem mais, nem menos.
Abundância tem a ver com integração, com fluxo e no meu caso até com redução: - redução do consumo, redução de bens, redução de tarefas, redução de inutilidades, redução de obrigações, redução de ruídos, redução de poluição... na mesma medida que aumenta a troca, o fluxo, aumentam os prazeres, aumenta a confiança, aumenta o colorido... na mesma medida e sem ter a ver com quantidade. Talvez tenha a ver com qualidade, não sei, talvez não seja possível classificar.
Neste cenário onde estou inserida, a redução faz total sentido e percebo que o hábito de consumo e enormes quantidades de tarefas e inutilidades estão diretamente ligados com escassez e com medo.
Abundância nasce da confiança, e confiança da circulação (fluxo, troca), e circulação nasce da abundância... primavera, verão, outono, inverno, primavera... lua cheia, lua minguante, Lua nova, lua crescente, lua cheia... dia, noite, dia...
Desta forma, o convite é para uma releitura de abundância... ligando abundância a simplicidade e, quem sabe, a redução – redução pode ser traduzida como desintoxicação! Desintoxicação do modelo atual que apresenta a escassez mascarada com a falsa abundância e que intoxica cada vez mais!
A redução é apenas desintoxicação. Depois da desintoxicação, simplesmente abundância... nem mais, nem menos :)
2 comentários:
Oi, Priya!
tô adorando tuas dicas!
essa reflexão sobre a abundância então, tá maravilhosa!
tb penso assim... a cada dia quero mais simplicidade! e abundância!
Quero aprender a cozinhar e o blog tá me inspirando.
Adoro essa intenção de fazer com o q se tem "à mão"... o Universo traz p/ perto aquilo de q precisamos.
Tomara q venham tb as dicas da horta... tenho uma mandala em Cachoeira e é sempre um prazer plantar, cuidar, colher e... me nutrir,além de partilhar!
Preciso aprender muito!
PARABÉNS pela iniciativa e pela forma...
bjks, Ana Rita (colega no Gaia 2009)
Querida Ana Rita!
Que bom te encontrar aqui. Fico bem feliz em poder compartilhar tudo isso e ter esses encontros e reencontros aqui no blog!
Que bom que o blog te inspira, que te inspire cada vez mais e qualquer coisa que precisares, estou aqui.
Sobre a horta, tenho que pegar as informações com o Deva, mas devagarinho, acho que teremos coisas. O que quiseres trazer para cá, é muito bem vindo. No menu tem o espaço das visitas com presentes que me dão e dicas, sugestões, informações que enviam. Desta forma, a rede se amplia!
Tens vindo a Porto Alegre? Uma hora desses que estiveres por aí, quem sabe um pulo em Viamão para nos visitar, o Arupa está aberto!
Beijo grande
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.