A proposta de cozinhar com base nos ingredientes que o sítio disponibiliza vai além de simplesmente cozinhar com ingredientes da estação. Tem dias que tenho uma vontade louca de ir ao supermercado e comprar somente os ingredientes que eu QUERO usar, independente dos custos não internalizados que aquele ingrediente tenha. Por outro lado, criar receitas diferentes com os mesmos ingredientes é um desafio enorme!
Como cozinhar com espinafre, brócolis, cenouras e derivados de leite de forma a ter cardápios distintos todos os dias? Olho para o Blog e vejo, com raras exceções, cardápios verdes. E quais os lados bons disso? 1 - A criatividade é despertada! 2 - Cada ingrediente novo que colhemos na horta é uma festa (vide as cebolas de ontem)! O Deva está plantando inúmeros pés de tomate, alguns já estão com frutos verdes... estamos no aguardo das beringelas, pimentões, pepinos, abobrinhas, abóboras, melões, melancias, pêssegos, ameixas, milho, vagens... Aipim para o ano que vem... entre outros.
Me dou conta de que sou poligâmica! Fico a espera de grandes amores que estão por chegar, de todas as cores, sabores, culturas e credos.. ops, credos eu acho que não! Acho que é por esse grande amor e espera que o Deva é tão ciumento com a horta... Será que ele tem ciúmes deles ou de mim?
Pois é, a espera, o tempo de maturação das relações com estes ingredientes solidifica estas relações e constrói relações de amor, de nutrição... já não mais cabe o instantâneo! O processo do nutrir começa bem antes do alimentar, e não termina após a refeição, ele é um fluxo contínuo de trocas constantes.
Poligâmica! É isso que sou e assumo!
Pretendo ir no próximo sábado à feira ecológica e comprarei algumas coisas que não tenho na horta para incrementar os cardápios. Trairei meus amores daqui e ampliarei minha poligamia incluindo neste fluxo novos ingredientes, novas terras, novos produtores. Acho que vou convidar o Deva para ir comigo, assim incluo ele nesta orgia... :)
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.