Hoje foi um daqueles dias que tive que fazer o almoço em 15/20 minutinhos. Por isso, um cardápio bem fácil e rápido. Talvez o único segredinho seja no cozimento das flores do brócolis, pois aqui em casa, gostamos das flores bem crocantes e tenras. Aliás, o brócolis entrou na minha vida graças e junto com o Deva. Pois eu não comia por nada, achava muito ruim. Na segunda vez que saímos ele me fez provar uma pizza com brócolis e catupiry (era moda na época, vocês lembram?). Pois é, acabei me apaixonando pelos dois :)
03 colh de sopa de manteiga (daqui do sítio) - uma para a água da massa e 02 para o molho
02 dentes de alho picado (da feira ecológica)
01 cebola média bem picadinha (da feira ecológica)
10 colh de nata (daqui do sítio) - lembrando que a nata daqui é bem líquida e por isso as colheradas são rasas
04 colh de requeijão cremoso (daqui do sítio)
200g de mussarela ralada (daqui do sítio) - se eu tivesse parmesão, colocaria parmesão, mas como eu só faço mussarela... foi ela!
Pimenta do reino (do mercado público)
Sal marinho (da feira ecológica)
Azeite de oliva (do supermercado)
01 Brócolis grande ou 02 pequenos - flores e talos (daqui do sítio)
Colocar a água da massa para ferver. Enquanto isso, picar a cebola o alho. Separar as flores e talos do brócolis. Reservar as flores e picar os talos bem muidinho. Quando a água estiver quase fervendo, acrescentar uma colher e manteiga e um punhado de sal. Enquanto isso, começar o molho. Em uma panela, derreter 02 colheres de manteiga e colocar o alho e a cebola para fritar, até ficar tenro e transparente. Acrescentar os talos do brócolis. Nesse meio tempo a água ferverá, colocar a massa para cozinhar e uma peneira com as flores do brócolis acima da água fervendo, sem encostar na água (a peneira deve ser de inox). Isso fará com que as flores cozinhem no bafo e fiquem crocantes. Elas devem ficar apenas 01 ou 02 minutos neste bafo. Seguindo o molho, colocar a nata, o requeijão e deixar absorver um pouco. Colocar o queijo, o sal e moer um pouco de pimenta. Este é um molho que eu gosto de misturar bem na massa, por isso, quando ela está al dente, eu jogo a massa escorrida dentro da panela do molho ainda no fogo para misturar bem e ficar quentinha (esta etapa é bem rápida). Colocar no prato e por último acrescentar as flores do brócolis. Ao servir as porções individuais, colocar um fio de azeite de oliva e finalizar com pimenta do reino moída.
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.