No fim de semana que passou conhecemos um vizinho bem próximo. Moramos aqui há 05 anos e não sabíamos deste vizinho. Uma grata surpresa!! Ele é um produtor rural e vende produtos na feira ecológica de Porto Alegre. Para minha alegria, ele cria galinha caipira, coelho e ovelha e comercializa algumas hortaliças e ovos. Eles não têm vaca e compram leite B do supermercado. Nossa conversa é sobre a possibilidade de estabelecermos uma troca direta rotineira de ovos por leite. No domingo, eles levaram 02 litros de leite e eu ganhei uma dúzia de ovos de marreco (cozinharei hoje com eles). Além da troca, poderei comprar galinha orgânica, coelho e ovelha! A alegria que me dá com esta possibilidade é imensa, pois é logo aqui em frente! Se chegarmos a efetivar uma troca regular, colocarei aqui e assim que tiver receitas com os ovos que ganhei, idem! Ah, o ovos de galinha que estou usando, comprei dele, lá na feira. Foi quando descobri sua existência, através do rótulo da caixa... precisei ir até Porto Alegre para conhecer meu vizinho... a vida tem dessas coisas!
A dica que deixo é: antes de comprar troque e, se for comprar, saiba de quem e procure o produtor mais próximo que conseguir. Incentive as redes locais, incentive os produtores, crie redes próprias sem intermediários. Afinal, se os produtores não forem incentivados, quem produzirá bons alimentos?
Tudo isso sem contar a alegria que é ter novos amigos, saber o carinho com que os alimentos são cultivamos e colocar a alimentação num processo mais "nutritivo" e menos industrial. Alguns chamam isso utopia, eu chamo diversão... e saúde... e care... e vida!
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.