Acho que desde criança tenho inclinação a gostar de sobras... rsrsrs Meu pai fazia um prato chamado roupa velha com as sobras do churrasco que era um espetáculo! Um arroz de carreteiro idem! Minha mãe fazia croquetes com a carne assada do dia anterior que eram melhores do que a própria carne assada. O bife à milanesa com a farinha de pão (que ficava com uns pedacinhos grandes e crocantes de pão) eram os melhores. Isso era gestão! Não havia sobras, tudo era reaproveitado. Até a massa do dia anterior ia para o forno para fazer um bolo de massa com pressunto picadinho, queijo e ovos . Como aqui em casa comemos muito arroz, arroz de forno é um prato que volta e meia aparece no cardápio e é sempre uma delícia. Junto com ele uso o que for mais abundante na geladeira: ricota, requeijão, nata, ovos e verduras... depende do dia e do que há na geladeira. Hoje fiz uma versão com ricota, leite, abobrinha e folhas e talos de brócolis (sobra de ontem, pois usei as flores). Detalhe para o arroz, pois ontem fiz o arroz vermelho biodinâmico que é mais crocante e mais nutritivo que o cateto integral. Ele é uma delícia, tem um sabor mais forte e quando cozido, fica bem escuro. Acho que esse é um dos pratos mais fáceis e rápidos da cozinha. E, não sei porque, mas acho que ele sofre um preconceito grande mundo afora. Minha campanha é que as comidinhas feitas com sobras entrem para os menus mais desejados por todos... :)
Talos e folhas de um brócolis (daqui do sítio)
01 dente de alho picado (da feira ecológica)
Um naco manteiga (daqui do sítio)
Sal marinho (da feira ecológica)
Tomilho picado (daqui do sítio)
1 e 1/2 xic de ricota esmagada (daqui do sítio)
1 xic de leite - eu usei um pouco menos, pois a ricota estava bem úmida (daqui do sítio)
03 ovos (da feira ecológica)
Temperos a gosto - usei um pouco mais de tomilho (daqui do sítio)
02 e 1/2 xic de arroz cozinho (da feira ecológica)
100gr de mussarela ralada (daqui do sítio)
Derreter a manteiga em uma panela, acrescentar o alho. Refogar os talos e folhas do brócolis por uns 03 min e refogar as abobrinhas deixando evaporar o excesso de líquido.
Separadamente, esmagar a ricota, acrescentar os ovos batidos e o leite. Temperar com sal e temperos a gosto.
Montagem colocar o arroz em um refratário. Por cima colocar a abobrinha e talos de brócolis, abrindo com a colher para que se misturem. Colocar a mistura de ricota, leite e ovos por cima, também abindo espaço com a colher para entrar em todos os cantos. Cobrir com mussarela ralada e levar para assar em forno de brando a médio por uns 30/40 minutos.
0 comentários:
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.