Tenho testado bastante receitas de doce de leite. Confesso que estou ficando craque! Algumas receitas sugerem até 01 quilo de açúcar para cada litro de leite, mas eu comecei com 800gr. Porém, se o doce passava de um determinado ponto, açucarava. Estou chegando a conclusão que menos açúcar é o ideal, pois não açucara, cozinha bem e engrossa. O ruim é que leva bem mais tempo, ideal para fazer no inverno sobre o fogão à lenha. Detalhe: o queijo da foto também é daqui. Uma hora dessas coloco a receita, mas deverá ser em vídeo, pois são muitos detalhes.
As quantidades aqui do sítio são enormes, pois tenho muuuito leite. Para fazer menos, diminuir todas as quantidades proporcionalmente.
09 litros de leite (daqui do sítio) - eu tirei a nata antes
04 kg de açúcar (do mercadinho da esquina)
01 colher de chá de bicarbonato (do supermercado)
Colocar os 03 ingredientes em uma panela e misturar. Levar ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até engrossar. Levou umas 05 ou 06 horas cozinhando.
2 comentários:
Olá Priya,
Parabéns pelo trabalho.
Vou deixar a minha dica, herdada de minha mãe que era mineira!
Para cada litro de leite use uma xícara de açúcar, de preferência cristal.
No início do cozimento coloque um pires emborcado na panela. Isso evita que o leite transborde no início do cozimento mesmo que a gente não fique vigiando e mexendo.
Não costumo colocar bicarbonato.
O cozimento é bem lento mesmo e às vezes forma uns gruminhos.
Tem gente que adora, mas para os que não gostam basta bater no liquidificador quando estiver no ponto.
Coloco o doce bem quente em vidros esterelizados e tampo bem.
Dura pelo meno um mês, mesmo fora da geladeira (enquanto fechado).
O queijo da foto é tipo mussarela?
Um abraço,
Karen
Chácara Boa Vista
www.kdcs.wordpress.com
Karen
Muito obrigado pelas dicas. Farei com esta medida - estou chegando a conclusão de que menos açúcar é melhor, mesmo! Tenho usado o açúcar cristal e o bicarbonato tem a função de não deixar o leite talhar (criar estes gruminhos), mas não pode ser muito, pois não engrossa o doce.
O queijo é o cabacinha que dura mais tempo fora da geladeira. Também faço a mussarela, mas acaba não durando tanto. Entrei no teu blog, muito legal!! Parabéns pelo trabalho de vcs também! Vou postar alguns comentários lá, bom poder trocar figurinhas.
Grande abraço.
Postar um comentário
Este é um ambiente aberto ao compartilhar, sinta-se a vontade em deixar suas palavras.